Dona Chica Crochet

Dona Chica Crochet

Lembro . Morava na Rua São Carlos do Pinhal. Estudava no Dante Alighieri e ia tranquila c minha irmã brincar na rua. Não tínhamos medo. As pessoas andavam bem vestidas. Homens de terno, mulheres de saia e twin set. Falavamos baixo e era proibido falar palavrões. Lembro dos festivais da Record, num teatro lá no começo da Brigadeiro Luis Antonio. Qdo Caetano Veloso surgiu minha mãe nos proibiu comprar revista ou discos. Foi nítido q a tropicalia trazia valores condenados p minha mãe. Meu pai faleceu dia 16 de abril de 64. Era um italiano católico e muito conservador. Depois de sua morte continuamos a visitar nossa avó paterna que morava num sobrado bem lindo na Rua Augusta esquina v Alameda Franca. A cidade era limpa, sem assaltos. Era bom viver. Um tio materno, contra todos os costumes da família, se desquitou ( era esse o termo) e se uniu a uma jornalista da France Press. Era uma intelectual do PC. Eu gostava dela mas minha avó materna nunca a viu e proibia sua visita. Eles tiveram um filho e foram p Tchecoslováquia. Qdo voltaram, ela escondia terroristas. Foi presa e esse fato era um escândalo p todos. O que eu mais sentia era uma dor pq nossa família tinha esse conflito. As noites de Natal passaram a ter um constrangimento. Meu tio levava meu primo p ceia e ficava na varanda discutindo política c os irmãos. Eu escutava e via sua paixão p comunismo e o quanto ele me passava desconforto. Sua conversa era polémica. E uma frase dele nunca saiu da minha cabeça. Você nasceu numa torre de marfim. Eu custei a entender. E me perguntava: pq meu tio é tão chato e diferente dos outros?

Deixe um comentário

